Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Um blogue de tudo e de nada ... o que eu faço, o que eu gosto, o que me inquieta ...
Conforme escrevi na publicação que fiz ontem, no Dia da Mãe, por razões familiares, fomos a meio da tarde até Aveiro. Enquanto "fazíamos horas", demos uma volta pela envolvente do estacionamento, na baixa da Cidade.
Já por lá tínhamos andado, mas não reparei, na área central do Rossio, nas fundações de um edifício. Fui ver, ao pormenor ... e aqui fica o resultado do que vi e que investiguei posteriormente, com a ajuda do meu Filho Zé Luís e que as legendas das fotografias documentam...
Rossio e Capela de São João
Fotografia datada de 1870, que tem manuscrito no verso: "Canal Central, capela de S. João no Rossio, demolida em 1912." Fotografia do acervo da Câmara Municipal de Aveiro.
Fotografia do Jornal de Aveiro, publicada a ilustrar uma notícia em 20 de novembro de 2018 sobre o início das obras:
" Há 107 anos foi demolida a igreja de S. João, no Rossio, e ontem começaram as escavações no jardim para avaliar a “hipótese de recuperação das ruínas perspetivando a criação de um novo ponto de interesse cultural e turístico”, segundo comunicado da Câmara de Aveiro. Existiu durante 303 anos e, agora, realizam-se trabalhos de prospeção arqueológica da igreja que esteve em pé entre entre 1607 e 1911.
Diferentes aspetos das fundações da capela, com a maqueta, em aço da capela demolida. Pena é que os passeios em volta da estrutura,, não estejam concebidos de forma a escoar a água da chuva, afinal tão abundante na cidade dos canais.